Texto da autoria do Denis, do Tomás, do Rafael e do Gabriel (7º ano) - texto participante no 3.º escalão do Concurso Uma imagem, Uma História
mês de fevereiro
Uma menina chamada Joana, como todos os dias, acorda, toma o seu pequeno-almoço, que por vezes é nenhum, e de seguida dirige-se para a escola.
É uma menina que passa por muitas dificuldades, vive apenas com a sua mãe e dois irmãos, sendo ela a mais velha, com apenas 13 anos. A Joana, nos seus tempos livres, é voluntária num centro de apoio a idosos. Mesmo que ela não tenha boas condições de vida, ainda consegue arranjar um tempo do seu dia para ajudar os outros.
Mas houve um dia em que tudo foi diferente. Foi para a escola como sempre, trabalhou arduamente durante o dia de aulas e depois, no seu caminho para o lar, surgiu uma menina que lhe perguntou:
- Porque é que estás a usar roupas rasgadas?
- Eu não tenho dinheiro para comprar outras novas.
- Filha, não fales com pessoas pobres!- exclamou a mãe da menina.
Mas a menina estava determinada a não ser indiferente, por esse motivo ignorou a ordem da sua mãe e abdicou do dinheiro do seu almoço para a ajudar. A Joana recusou a oferta, mas a menina insistiu tanto até que ela cedeu.
A caminho do seu local predileto de voluntariado, a Joana deparou-se com um morador de rua. Sentindo-se obrigada a intervir, tomou a decisão de ajudar, oferecendo-lhe o dinheiro que tinha recebido.
No dia seguinte, já na escola, cruzou-se novamente com a menina, que questionou:
- Porque é que ainda estás a usar as roupas rasgadas? Eu dei-te dinheiro suficiente para te alimentares e comprares algumas peças de roupa… O que aconteceu?
- Eu dei o dinheiro a um morador de rua – respondeu a Joana.
Isto tocou profundamente o coração daquela menina. Ela percebeu que a Joana, apesar das suas próprias dificuldades, não conseguia não ajudar os outros. Ao refletir sobre este comportamento, esta menina decidiu que também era seu dever ser solidária e ajudar quem precisa, pois para isso apenas bastava a sua própria vontade.
Ser solidário só depende de cada um!!