Saunas na escola
#Crónicas
É impressionante, até me faltam as palavras! Onde é que já se viu? Autênticas saunas com mesas, cadeiras, um quadro, um stôr e 30 alunos assados. Seja a que hora for, no que toca a início do ano letivo, é um completo desastre. Essa é uma das razões por que detesto ter aulas num dia de 30 e tal graus.
O cheiro nauseabundo a suor que se entranha na sala, como se ninguém tomasse banho há 2 meses, a stôra mais o seu leque de um lado para o outro e nós ali, sentados com o rabo colado à cadeira, mãos encharcadas e a testa a escorrer, ainda levamos com a matéria e com este calor desgovernado. Deus me livre... acho que o Sol até me queima os neurónios!
Quando olho pelo lado cómico, vejo a stôra de inglês com os vestidos floridos e as sandálias opostas ao look, a de matemática com o seu estilo hippie, a de português com o cabelo atado com uma molinha, a de geografia com o seu lequezinho a combinar com a roupa e a de história mais estilosa que muitas raparigas da escola. Para não falar em educação física em que o stôr nos mete a correr uma hora que mais parecem três. "Eu não sou uma bicha corredora!", já dizia José Castelo Branco!
E, para terminar, imaginem um dia inteiro com 30kg de livros às costas... Os cachopos do 5º ano até andam com mochilas maiores que eles, coitados! E isto tudo num dia onde o Sol bate de chapa bem na nossa cara! Aliás, num? Quem me dera que fosse só um, são todos os dias assim! Das duas uma: ou acabam com o verão ou com a escola! E nem me perguntem qual das opções é que escolho...
Viva os fins de semana!
Bruna