Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Criativas

Um blog onde a imaginação e a realidade podem andar de mãos dadas com a ESCRITA. Gostas de escrever? Partilha os teus textos connosco. Envia-os para o email: bibliotecasesagtn@gmail.com

Páginas Criativas

Um blog onde a imaginação e a realidade podem andar de mãos dadas com a ESCRITA. Gostas de escrever? Partilha os teus textos connosco. Envia-os para o email: bibliotecasesagtn@gmail.com

" A bondade começa cedo" da autoria da Madalena (5.º F) - Texto vencedor do 2.º escalão

Concurso - Uma Imagem, Uma História - mês de fevereiro

13.04.21

concuro fev2.png

                                                   A bondade começa cedo

    Numa manhã de domingo, a Susana e a sua mãe Patrícia estavam a preparar-se para irem às compras. Elas adoravam estar sempre na moda e, se houvesse algum artigo que de um dia para o outro ficasse na moda, elas eram as primeiras que sabiam e que compravam. Moravam na Rua da Liberdade, nº 67, numa casa amarela com muros azuis à volta. 

    Já preparadas, saíram de casa e começaram a andar em direção à loja de roupas preferida a “Boutique Chique”.  No caminho, passaram por várias pessoas: o padeiro da zona, a vizinha Joana…. Demoraram cerca de 30 minutos a chegar à “Boutique Chique”. Ora quando estavam prestes a chegar, a Susana viu uma menina muito triste a sair da “Boutique Chique”. Como a mãe teve de atender uma chamada, ela aproveitou para ir falar com a menina. A menina chamava-se Francisca e tinha dez anos. Ela disse à Susana que tinha ido pedir esmola, mas que não lhe deram nada e então veio embora, pois precisava de encontrar dinheiro depressa. O padeiro estava prestes a fechar e a família não tinha nada para comer. A Susana pensou no que a Francisca tinha dito, mas não teve muito tempo, pois a sua mãe chamou-a três minutos depois. Quando ouviu a sua mãe, Susana levantou-se e despediu-se da sua nova amiga. Quando chegou ao pé da sua mãe vinha com um ar pensativo. Patrícia olhou para a filha, viu que ela estava com um ar estranho e perguntou-lhe:

  - Estás com um ar tão estranho porquê?!

  -Bem… é que quando estavas ao telefone eu vi uma menina triste a sair da “Boutique Chique” e fui perguntar-lhe porque é que ela estava a chorar. Ela disse-me que foi pedir esmola e não lhe deram nada e então saiu para ir procurar dinheiro porque o padeiro está prestes a fechar e a família dela não tem nada para comer. - respondeu Susana.

  -Toma, dá-lhe estes 10€ euros. Já que passamos por esta situação - continuou Patrícia - que tal começarmos uma iniciativa para darmos apoio aos que estão nas ruas sem casa, comida, condições higiénicas, dinheiro… Todos nós somos seres vivos e merecemos ter o mesmo respeito e igualdade. Achas boa ideia, não achas?

  - Concordo absolutamente! - exclamou Susana

  Dito isto, esqueceram-se que tinham ido ali só para fazerem compras e começaram logo a tratar de outras coisas mais importantes.

  Naquele dia aprenderam uma coisa importante que muitos de nós, às vezes, não fazemos: devemos ajudar os que mais necessitam e ser amigos de todos.